Ciúme Bom?

16:47 Felipe Betim 0 Comentários



Você acha que é bom sentir ciúmes pelas pessoas que amamos? Será que é verdade aquilo que estamos cansados de ouvir, que todo ser humano deve sentir aquele ciúme dito “saudável”?

Mas francamente, o que um sentimento tão ruim tem pra nos dar de bom?

Ciúmes é preocupação. Medo que alguém leve a pessoa que amamos pra longe de nós. Então, agora pelo discernimento vamos analisa-lo.

Preocupação é pura fé no mal, no negativo. É medo de que as coisas deem errado. Muitos dizem que é bom e saudável nos preocupar com quem amamos, mas como pode ser saudável nos preocupar com quem amamos, se estamos colocando tantos sentimentos negativos nas pessoas e nas coisas ruins que podem acontecer com elas?

Pois é, amor não deixa ninguém preocupado. O amor é livre, e se você ama de verdade e não foi tomado pelo o que a sociedade acredita, entende que todas as pessoas estão nas mãos de Deus, e que Ele sabe muito bem o que está fazendo. Agora, não confunda preocupação com inteligência. Inteligência é saber que por exemplo um bebê precisa de cuidados, que precisa de atenção etc., pois não tem condições sozinho de se cuidar. A inteligência nos faz ter a consciência daquilo ou de quem devemos cuidar. Pois imagine também um empresário que não cuida de sua empresa, você acha a empresa irá durar muito tempo ou que irá prosperar, ou que deixará seus funcionários motivados?

Observa a diferença? O empresário que tem essa consciência sabe que seus conhecimentos são necessários para o crescimento da mesma, mas não se preocupa, pois sabe que tudo vai caminhar bem se ele se manter firme e fazer seu trabalho de forma íntegra e moral consigo mesmo e com os outros.

E o que tudo isso tem a ver com ciúmes? Tudo! Afinal, quando nos preocupamos em perder quem amamos pelo ciúmes, imediatamente estamos vibrando negativamente. Estamos colocando fé que a pessoa pode nos largar, e demonstramos medo (aumentando ainda mais as chances disso acontecer).

Ninguém é de ninguém. E o amor liberta, pois ele é a consciência de todas as coisas. Deus não teria te dado livre arbítrio se não o amasse!

Então, não quero dizer aqui que seja um pecado sentir ciúmes, apenas quero que reflita e entenda naquilo que te faz mal, pois jamais são as pessoas que nos prejudicam, e sim nós mesmos, sempre.

Somos humanos aprendendo a caminhar com as próprias pernas e por isso ainda cometemos tantos erros, mas é perfeitamente aceitável que a partir de agora comecemos a discernir sobre as coisas da vida, sem nos prender ao que nos foi ensinado, por pura cultura.

E se você quer aprender a parar de sentir ciúmes, tente parar de se preocupar com os outros, e assim que vierem as preocupações na mente, diga a si mesmo: “Eu não preciso me preocupar com fulano, pois Deus está tomando conta dele”. Repita isso até sua mente calar e o sentimento ir embora. Na hora você sentirá paz e começará a tomar melhores decisões.

P.s.: Texto inspirado por uma conversa com meus caríssimos companheiros de trabalho.

Paz e luz.


Você pode gostar também

0 comentários: